Prova Resolvida do Concurso para Aprendizes-Marinheiros 2012

A Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil informa que em breve será publicado o edital para o Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros . São cerca de 2.200 vagas para candidatos com Ensino Fundamental completo.

Para ajudar você nessa caminhada, estamos publicando a resolução de mais um prova de Matemática. Essa prova é do processo seletivo 2010 são 15 questões  comentadas passo-a-passo pelo professor Rony Henrique.

Sobre a Prova

Todo ano, a mais de duas décadas a Marinha do Brasil realiza o concurso para Aprendizes-Marinheiros na intenção de formar Marinheiros para guarnecer suas instituições e uma das etapas deste concurso é a realização de uma prova escrita, com 15 questões de Matemática e outras disciplinas.

O conteúdo da prova é o de ensimo fundamental, assuntos como geometria plana aparecem todo ano. O nível de dificuldade das questões é relativamente fácil para um estudante do ensino médio, pois a idade mínima para o concurso é de 18 anos e nesta faixa a maioria já conclui o ensino básico.

Dizemos relativamente fácil para aqueles que de fato pelo menos estudaram grande parte dos assuntos do ensino fundamental. Temos consciência do ensino público de nossas escolas, sabendo que muitos estudantes ficam até sem aulas de Matemática.

Como se Preparar?

Caso você deseje estudar sozinho, ou seja, o estudo individual, aqui vai uma dica de quem tem experiência no assunto, eu mesmo! 🙂

Primeiro verifique o programa de Matemática no edital. Depois procure por livros do 6°, 7°, 8° e 9° do ensino fundamental, claro, de Matemática. Comece pelo assunto Aritmética que é o conteúdo do 6° ano. Passe após, para o 7° ano, depois 8° e por final o 9° ano.

Nem preciso mencionar que fazer um quadro de horários de disciplinas vai te ajudar muito. Faça os exercícios do livro, principalmente se ele possuir questões de múltipla escolha, é o ideal para tal concurso.

Depois de concluir seus estudos de Aritmética, Álgebra e Geometria Plana, acredito que isso você pode concluir uns dois meses antes da prova. Nesta reta final é hora de realizar, refazer as provas anteriores, observando como a matéria é abordada na prova, nas questões.

Isso funcionou para mim, pois já fui militar e pode funcionar para você!

Chamo a atenção para o fato de você já dominar todo o conteúdo, então passe logo para a realização de provas anteriores. Mas só se já dominar o assunto, caso sinta dificuldade volte e estude a teoria.

Conclusão

A preparação de forma eficaz leva tempo, como diz o velho ditado, “não adianta colocar a carroça na frente dos bois”, dedicação e tempo fazem a diferença. Caso queira ser aprovado na prova escrita, procure se preparar com antecedência.

Procure conhecer suas habilidades e deficiências na matéria para melhorar mais e sanar as dificuldades que existem, antes do dia da prova e para lhe ajudar, abaixo se encontra o link para a resolução da prova. Observe que não estamos disponibilizando a prova (enunciados) para download, pois esta se encontra no site da Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

Resolução da prova

Ficou com dúvida, comente!

Que você obtenha sucesso na medida de sua dedicação!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *