Como Montar um Programa de Estudo Eficaz em Matemática para Concursos

programa de estudo

O título acima é uma pergunta comum entre muitos candidatos quando participam de algum concurso, cujo programa tem Matemática.

Neste artigo, iremos fornecer algumas informações básicas que você deve levar em conta na hora de montar seu próprio programa de estudo.

Começamos por dizer que esta pergunta não é tão fácil de responder, pois isso depende de cada um. Como assim, depende de cada um?

Bem, depende do que você sabe (domina) e o que não sabe (domina).

Vamos supor que você vá prestar um concurso, no edital o programa é voltado para a Matemática do ensino médio.

Nesse contexto, é necessário saber somente a Matemática do ensino médio, certo?

Depende!

Verificando o Conteúdo a Ser Estudado

verificar a matéria

Vamos lá!

Nesse suposto programa de concurso tem, por exemplo, equações exponenciais.

Para aprender e dominar todas as propriedades e ter “sacadas” neste assunto antes, porém, é necessário conhecer e dominar as propriedades de potências, assunto estudado de início lá no ensino fundamental, sexto ano para ser mais preciso.

Entendeu a ideia da situação? Veja, mesmo um programa que aborda somente temas do ensino médio, é necessário ter embasamento nos assuntos do fundamental.

Isso por que em Matemática os temas são interligados, como se apresentassem pré-requisitos.

Muitos estudantes não conseguem perceber tal condição e acreditam que a dificuldade de aprendizagem está exatamente no conteúdo do ensino médio, claro que também pode existir, mas antes de verificar este ponto, precisamos ter conhecimento da base.

Aqui, estou me referindo ao estudante que aprendeu mal o conteúdo do fundamental.

Caso você já tenha domínio do conteúdo básico, não se enquadra no exemplo, vá em frente e aprenda mais.

A pergunta que você poderia estar fazendo é a seguinte: como fazer esse diagnóstico do que sei e do que não sei?

Você pode procurar um professor para tal em um cursinho e pedir que ele analise para você o programa verificando quais são os requisitos.

Também pode começar a estudar e assim que perceber que tem dificuldade, se organizar e começar pelo básico.

Perguntar também para um amigo que tem maior domínio do assunto pode ajudar.

De modo geral, estudantes procuram cursinhos para poder aprender novamente o assunto em questão e aqui temos um outro problema.

A carga horária para o curso é desenvolvida em cima do programa do edital e não sobre o que você não sabe.

Provavelmente, no curso, utilizando o exemplo citado acima o de equações exponenciais, o professor fará uma rápida revisão de potências e seguirá com foco no programa.

E você que não “manja” muito de potências ou não se lembra mais vai ter dificuldade em equação exponencial.

Muitos estudantes de cursinhos desistem logo nos primeiros meses, pois ficam “meio que vendidos” em sala de aula com o pensamento girando e sem saber o que fazer.

O professor continua a aula, pois tem que cumprir o programa do edital e mais uma vez muitos passam a odiar a Matemática com todas as forças não percebendo que o problema teve origem na base e seria relativamente fácil resolver.

Foi mal ensinado ou na época você não deu a devida atenção ou não teve professor, enfim pode ser uma série de fatores que levam a este tipo de problema.

Mas tenha calma, fique tranquilo. Existe solução para esse problema!

Um Possível Caminho para Ajudar

caminho para ajudar

Não vamos apresentar aqui uma solução para esse problema, mas algumas sugestões para tal, pois como descrito acima, cada caso é um caso distinto.

Você é único, então sua dificuldade pode ser diferente do outro.

Entretanto, qualquer que seja o concurso que cai conteúdo de Matemática é necessário dominar o conteúdo do 6º ano (antiga 5º série).

Este conteúdo é básico. É por aqui que você pode começar, caso tenha grande dificuldade.

Abaixo relacionamos o conteúdo básico que você precisa para um bom desempenho em outros assuntos da Matemática, alguns deles, você vai encontrar aqui no blog seja a teoria, exercícios ou ambos.

Caso você queira realizar um rápido check up para verificar sua situação atual, tente fazer os exercícios dos seguintes artigos, na ordem em que são apresentados:

  1. Exercícios de expressões numéricas – parte 1.
  2. Exercícios de expressões numéricas – parte 2.
  3. Exercícios de expressões com frações.

Se você conseguiu fazer todos sem muita dificuldade é sinal de que está com um bom embasamento de Matemática para avançar nos conteúdos dos anos seguintes.

Aprovação não Acontece por Acaso

aprovação

Um ponto muito importante que você deve ter atenção é o planejamento.

Mais do que estudar, crie antes um projeto de aprovação para atingir os melhores resultados.

Caso não tenha nenhuma ideia sobre como desenvolver um projeto de estudo que possibilite alavancar sua aprendizagem, assista a série de vídeos abaixo para aprender:

Essa série de vídeos foi criada por um especialista em aprendizagem acelerada. Aproveite!

Considerações Finais

organização

Lembre-se cada um tem suas próprias dificuldades e maneira de aprender, o artigo foi escrito com o intuito de chamar a atenção para a organização nos estudos.

Além do mais, mostrar que você é melhor do que pensa e tem total condições para superar os maiores obstáculos.

Atenção para os seguintes tópicos:

  • Sempre leia o programa do concurso em questão, saiba o que vai cair na prova. Mesmo se matriculando em algum cursinho, leia o programa.
  • Percebeu que tem dificuldade em algum tema, procure antes aprender sobre os requisitos que o tema exige, isto é, ganhe embasamento para prosseguir.
  • Aprendizagem pode ser um processo lento, então pense com antecedência, alguns concursos são certos de ocorrerem de anos em anos, portanto organize-se assim fica mais fácil, sem correria.
  • Estudar Matemática não é como assistir novela, tem que ser proativo, tenha em mãos papel e lápis para praticar sempre, refaça os exemplos dados, comece por exercícios básicos, aprenda de forma gradual, vá no seu ritmo.
  • Crie seu projeto de aprovação.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para melhorar cada vez mais sua aprendizagem.

Um abraço e até breve!

(crédito das imagens: shutterstock.com)

49 Comentários


  1. Thieres parabéns pela iniciativa de ajudar a quem precisa.
    Muito obrigado!

    Responder

  2. Bom dia Thieres,
    Encontrei seu site enquanto procurava por dicas sobre resolução de questões de MDC e MCC, para concursos.
    Estou admirada, com tanta coisa boa que tem aqui. Parabéns!
    Agora, lendo sobre “planejamento matemático”, percebo que não me adianta desesperar, o aprendizado é gradual. Estou no caminho certo.
    Infelizmente, estudei em uma escola pública que as questões de matemática, raramente vinham em conjunto com interpretação de texto. Sendo assim, sinto muita dificuldade na interpretação dos enunciados.
    Contudo, recentemente, resolvi começar pelo básico mesmo, e encontrei um artigo de um livro, que explicava passo a passo sobre interpretações com operações básicas, que me ajudou muito.
    Sinto que estou avançando, e agora com a ajuda de suas dicas, mais ainda.

    Muito obrigada! Forte abraço!!

    Responder

    1. Opa Juliana, tudo bem?

      O planejamento, antes de mais nada, é muito importante, pois vai te dar uma direção na hora de colocar em prática. Seja persiste, mas flexível para mudar quando necessário. Conte conosco. Abraço!

      Responder

  3. Seu blog é muito legal e dá muito alento a aqueles que precisam aprender matemática e estão meio perdidos. Estou voltando a estudar a disciplina pois no concurso de meu interesse, matemática sempre é cobrada.Admito que para mim,matemática é um pouco bicho papão. Então, estou começando a estudar o conteúdo de 5ª série, para ir evoluindo progressivamente.
    Continue com o trabalho!

    Responder

    1. Opa Yara, tudo bem?

      Que bom que está voltando a estudar Matemática. Temos certeza que com seu esforço constante irá logo conquistar a vaga que tanto almeja.

      Obrigado por comentar e sucesso nos concursos. Conte conosco!

      Abraço!

      Responder

  4. Ta de parabéns irmão, de verdade.
    Esse é o melhor blog que eu ja vi que fala sobre isso, de realmente ajudar o estudante.
    Ta me ajudando demais, eu nem sabia o que fazer e como começar, agora ja criei um rumo e to estudando pra conseguir chegar lá. Novamente te parabenizo, muito sucesso pra esse blog brother, show de bola!

    Responder

    1. Opa Gleison, valeu mesmo pelo comentário. Nós agradecemos sua visita e desejamos sucesso. Com paciência e persistência você conquistará seus sonhos. Tudo de bom!

      Responder

  5. Sem ter tido base em matemática é possível pegar os conteúdos mais avançados?

    Responder

  6. Parabens e obrigada pelas dicas.
    Vou iniciar meus estudos e confesso que depois desta leitura fiquei bem animada.

    Responder

  7. Dicas ótimas já pensava assim só veio confirmar. Parabéns essas dicas são de muita ajuda mesmo.

    Responder

  8. Olá professor!
    Excelente seu blog e eu espero que continue com este trabalho muito útil e sempre necessário pois matemática é pra vida toda.
    Sua maneira calma de falar faz com que a gente ganhe mais confiança.
    Eu estou revendo tudo do início . Quero saber se o senhor indica algum livro onde eu possa aprender sobre expressões numericas, problemas com operações, frações enfim…o básico mesmo para que eu possa treinar. Fiz um curso preparatório para concursos, mas é verdade, eles seguem o edital e partem do princípio que a gente saiba o básico e como eu não sabia foi uma frustração e me senti perdida nas aulas.
    Um grande abraço e desde já agradeço.

    Mara

    Responder

    1. Oi Mara, muito obrigado pelo reconhecimento e elogios. Bem, como você comentou que quer iniciar da básico, procure por coleções do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos). É um pouco complicado te indicar alguma, pois eu acredito que depende muito daquele que usa, claro que também temos que tomar cuidado com certos livros que apresentam conteúdo com erros. Mas, uma coleção bastante interessante é a que tem como um dos autores Gelson Iezzi – Matemática e Realidade (6, 7, 8, 9), Atual editora. Ensino fundamental. Dúvidas estamos por aqui, ok? Sucesso sempre!

      Responder

  9. Olá professor.
    Sou estudante de Direito e estou vendo matéria para estudantes do 6º ano. Na escola, tinha muita dificuldade em matemática então fiz aquele método de estudar só para passar, e acabei não aprendendo nada.
    Para completar, escolhi um curso no qual julgava não precisar de matemática para nada, e eu estava certa até agora… Preciso aprender matemática para futuros cálculos trabalhistas e principalmente concursos públicos…
    Só percebi que não adiantaria nada o cursinho, e me arrependi de empurrar com a barriga, quando li seu artigo falando sobre a matemática básica, onde, quando não existe uma base boa, não adianta tentar entender o resto… Admito que, agora que estou entendendo melhor muitas definições, estou até começando a gostar!
    Seu site é ótimo! Agradeço sua ajuda, não só para mim, mas para todos! Obrigada.

    Responder

    1. Oi Camila, obrigado por participar com um comentário tão enriquecedor. Muitos estudantes na fase básica e mesmo na hora de escolher um curso de graduação agem de forma semelhante a sua, procurando escapar da Matemática. Mas também do jeito que é ensinada preocupante.

      Não adianta escolher um curso de graduação que não precisa de Matemática, nosso mundo, tem por base princípios Matemáticos, a forma como foi criado, até certo ponto é explicado através da Matemática, então por mais que muitos não queiram, a verdade é que a Matemática nos rodeia e é impossível viver na matéria sem os princípios Matemáticos, logo fugir do entendimento básico da mesma, é ignorar a realidade.

      Mas não há a necessidade de nos tornarmos gênios da Matemática, longe disso, mas precisamos fazer um esforço apesar de todas as dificuldades (inclusive do estado brasileiro) para aprender o básico, pelo menos o ensino fundamental.

      Você se tornou consciente de suas dificuldades, encontrou onde está o problema e já sabe qual é a solução. Isso sim é muito importante, continue firme e forte que logo você vai descobrir que é muito simples aprender Matemática e tenha certeza que os efeitos não serão somente em termos de aoprovação em concursos, mas também do nosso dia a dia, do mundo que nos rodeia.

      Sempre que tiver vontade de comentar, fique a vontade, ok? Sucesso sempre!

      Responder

  10. Também me encaixei exatamente neste perfil, entrei em um cursinho preparatório para o ENEM e parecia que estava em uma aula de Inglês, totalmente um peixe fora d’gua. E comecei fazer exatamente o que você aborda no artigo, estou começando do ZEro ( Literalmente Rs ) aprendendo do começo … Fico feliz de ver através do seu artigo que estou no caminho certo. Grande Abraço e Parabéns pela iniciativa, seus artigos são de imensa valia pra quem está tentando achar seu caminho…

    Responder

  11. Parabéns pelas dicas e ensinamentos. Descobri esse blog agora e já tirei várias lições importantes. Quanto ao assunto do artigo, Comecei a estudar para concursos Há um ano e me vi no perfil descrito no artigo. Com uma base muito ruim, me perdia com frequência nas aulas de matemática. Parecia que os professores não ensinavam o processo completo. E era verdade. Precisei buscar aulas de matemática básica para entender melhor as aulas voltadas para o edital.

    Responder

    1. Sem uma base boa, ficará difícil prosseguir. É melhor dar alguns passos para traz e depois um grande salto. Obrigado pela vista, comente sempre que quiser, Carlos, ok?

      Responder

      1. Também me encaixei exatamente neste perfil, entrei em um cursinho preparatório para o ENEM e parecia que estava em uma aula de Inglês, totalmente um peixe fora d’gua. E comecei fazer exatamente o que você aborda no artigo, estou começando do ZEro ( Literalmente Rs ) aprendendo do começo … Fico feliz de ver através do seu artigo que estou no caminho certo.

        Responder

        1. Primeiro devemos ter base. De modo análogo a construção de um prédio, antes são construídos os alicerces para os andares. Então, Tiago, continue firme no seu caminho, mantenha o foco. Obrigado por participar. Grande abraço.

          Responder

      2. Professor, eu me encaixo em tudo que o senhor falou em seu site, gostaria de agradecê-lo, pois é como gente igual o senhor que o mundo fica melhor, muito obrigado, foi uma luz no fim do túnel para mim, que deus abençoe você e sua família, abraços.

        Responder

        1. Muito obrigado Joaquim por suas palavras e pelo carinho. Sim! Vamos compartilhar conhecimento e crescermos juntos. Conte conosco! Forte abraço.

          Responder

  12. Parabéns cara,muito bom,exatamente o que eu faço quando estou estudando para um concurso,começo sempre do fundamental e passei em primeiro lugar no concurso da minha cidade.obrigado!!!!!!!!!!!!

    Responder

    1. Muito bom Jeferson. Primeiro ganhamos base, depois avançamos. Tudo de bom.

      Responder

  13. Boa tarde Thieres, desejo parabenizá-lo pelo excelente trabalhando que realiza, conteúdo excelente e aprendizagem bem mais fácil.
    OBRIGADA

    SANDRA DE pAULA

    Responder

    1. Sandra de Paula, muito obrigado. Seu comentário nos incentiva a continuar nosso trabalho com muito mais força e ânimo. Valeu e Grande Abraço.

      Responder

  14. Eu fujo de qualquer concurso que cobra a tal “MATEMÁTICA” que para mim sempre foi um “BICHO PAPÃO” e não é que depois de conhecer seu blog, ver a matéria com bons olhos me deu vontade de encarar?
    Parabéns Thieres.Você é um ser ILUMINADO !
    Prometo que vou me dedicar nos estudos…
    Um grande abraço!

    Responder

    1. Cassia,

      realmente este seu comentário nos enche de alegria, muito obrigado! Não só por acompanhar nosso trabalho, mas também por ACREDITAR MAIS EM VOCÊ, essa é uma qualidade de vencedores!

      Continue, siga em frente e tenha certeza da vitória, mesmo que em momentos difíceis sua visão possa ficar embaçada, lembre-se do futuro promissor que te aguarda, tenha FOCO!

      Sucesso!

      Responder

  15. THIERES VOU PRESTAR CONCURSO PARA BOMBEIRO E TENHO QUE ESTUDAR MATEMÁTICA.
    VOCÊ SABE QUAIS OS PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS NESTE TIPO DE CONCURSO?

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    Responder

    1. Flávio Machado,

      não sei lhe dizer exatamente. Isso varia de estado p/ estado. Procure por editais, provas anteriores para saber os assuntos, mas sempre tenha atenção ao edital do atual concurso, o conteúdo pode mudar. Geralmente, nos concursos para Bombeiro Militar (Soldado) é necessário ter o ensino médio, então todo conteúdo deste nível pode ser cobrado, mas sempre tenha atenção ao edital.

      Responder

  16. ola thieres tenho muitos poblemas em matematica nao consigo
    memorizar faco todos os poblemas que o professor passa mas no outro dia
    ja esqueco o que devo fazer

    Responder

    1. Ricardo,

      não entendi muito bem qual é a sua dúvida. Por favor, detalhe mais qual é a sua situação. De fato, você não tem que ficar memorizando problemas, pois são muitos e acredito que seja impossível memorizar todos.

      Em primeiro lugar você tem que procurar aprender o conteúdo de fato, compreendê-lo sob todos os ângulos. Saber quais as propriedades envolvidas em tal assunto e além do mais ter o embasamento necessário para desenvolvê-lo.

      Procure sempre tirar suas dúvidas com o professor, caso esteja na escola. Desse modo, fica difícil saber como te ajudar, pois podem ser uma série de fatores externos influenciando na sua aprendizagem, procure verificar isso.

      Dúvidas é só comentar. Um abração e sucesso.

      Responder

      1. Eu entendo a dúvida dele é a mesma que a minha, quando presto atenção nas explicações do professor, e faço os exercícios, até mesmo com a ajuda dele, passado um tempo, que vou fazer sozinha, em casa, eu esqueço por onde começar, como fazer… me esqueço de tudo o que acabei de aprender…

        Responder

        1. Lanna, depois de assistirmos a aula é sempre bom realizarmos uma revisão em casa. Alguns especialistas, recomendam que essa revisão seja feita em até uma hora depois da aula. Além dessa revisão, é bom que se faça outras dia a dia, semanalmente. Da forma como você coloca no comentário, sobre seu esquecimento, tenho umas perguntas pra você, mas não precisa me responder, responda pra si mesma: será que estou realmente aprendendo? E sobre como eu estudo, será que está sendo produtivo? Abraço.

          Responder

  17. Gostaria de agradecer e parabenizar pela inciativa epelo resultado dos artigos
    Concerteza tem auxiliado e ajudado muitas pessoas

    Responder

    1. Patrick,

      muito obrigado pelo seu comentário e tempo disponível. Sim, acreditamos que tem ajudado muita gente, pois muitos estão deixando seu comentário positivo sobre o material. Continuares firmes em nosso objetivo desenvolvendo conteúdo de qualidade que possa agregar valor a vida de muitas pessoas.

      Abração e sucesso.

      Responder

  18. Thieres, desde já quero dizer, que vc é um grande profissional, e suas dicas estão me sendo de grande utilidade, pois sempre me vi como péssimo em matemática, mas hoje vi que o que realmente aconteceu, foi a falta de atenção que tive no ensino fundamental! 😉 mas muito obrigado mesmo,e espero absorver mas coisas boas com você!

    Responder

    1. Felipe,

      você é melhor do que pensa. As dificuldades fazem parte de nossa vida e nos ajudam a crescer mais e mais. Devemos sempre procurar analisar por que não obtemos tal objetivo pretendido, pois assim vamos descobrir aonde melhorar. Não há erro só resultados. Comece estudar pelo básico e avance para os mais complexos no seu ritmo, mas sempre em frente.

      Nós é que agradecemos pela sua visita e por acreditar em nosso trabalho disponibilizando seu precioso tempo. Obrigado Felipe pelo seu comentário, tenha certeza que ele nos impulsiona a continuar bravamente nosso trabalho.

      Qualquer dúvida nos artigos do blog, fique a vontade para comentar.
      Grande Abraço e Sucesso.

      Responder

  19. Thieres, boa noite. O material disponibilizado de lógica está muito bom. Bem didático, criteriosamente elaborado e de fácil entendimento. Pessoas como você contribuem para o aumento da estatística de alunos que alcançam sucesso através do estudo. Parabéns.

    Pablo Calheiros de Freitas
    Graduando em Engenharia Civil – UFRN

    Responder

    1. Pablo,

      muito obrigado pelos elogios. Tenha certeza que seu comentário reforça em muito nossa busca por oferecer material de qualidade e gratuito para que diversos estudantes sejam ajudados a atingir o objetivo.

      Continue acompanhando o blog, pois em breve teremos novidades.

      Obrigado pela visita e cometário!
      Grande Abraço e Sucesso.

      Responder

  20. mande mais assuntos de mmatematica poi estou min preparando para o concurso da Alepe obrigado.

    Responder

    1. Oliverio,

      visite o arquivo do blog, lá você vai encontrar todos os artigos separados por categoria. Para receber sempre nossas publicações, se inscreve logo acima na barra lateral à esquerda.

      Continue acompanhando o blog. Valeu pela visita.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *