Concurso para Professor do Município do Rio de Janeiro

A prova para Professor de Matemática do município do Rio de Janeiro é uma boa opção para aqueles que possuem graduação em Matemática, mas tem que ser licenciatura plena. Considerada uma prova com nível de dificuldade acima dos outros concursos, mas também com remuneração acima da média é de fato um concurso atrativo.

Caso você esteja interessado, ou seja, em ser aprovado, nós do blog Cálculo Básico estamos disponibilizando a resolução da prova de Matemática que ocorreu no ano 2010 para o mesmo nível de professor, elaborado por mim e pelo professor Rony Henrique.

Sobre a Prova

A prova é composta de 35 questões com diversos temas da Matemática. Dentre eles podemos destacar, teoria dos números, polinômios, análise combinatória, probabilidade, trigonometria e muito mais. É bom que se leia antes o programa de conteúdo.O nível de dificuldade das questões se encontra acima da média, isto é, uma prova para quem já está com o “canudo” na mão e sabe de fato o conteúdo.

Para aqueles que trabalham lecionando em cursos preparatórios provavelmente já levam uma certa vantagem, pois apesar de muitas questões abordarem conteúdos do ensino médio, estes são excelentes resolvedores de questões de diversos concursos.

Como se Preparar então?

Bem, a forma mais eficaz que conheço para se preparar para este tipo de prova, para quem já tem o devido domínio do conteúdo do programa, é a realização de provas anteriores.

Como a banca que realiza o concurso é a própria secretaria de educação voltada para concursos, sugiro procurar no site da mesma por provas anteriores. Aqui no blog tem uma e resolvemos para você!

Lembre-se: preparação leva tempo!

Sei de muitos recém formados que não foram classificados em provas anteriores. Por um motivo muito simples, apesar de muitos dos conteúdos de faculdade estar no programa do edital, mesmo assim a forma de se abordar tal conteúdo é diferente em prova.

Na faculdade, aprendemos a fazer Matemática e pensar Matemática com sua devidas estruturas, já para o concurso precisamos saber resolver questões, algo pouco praticado na faculdade, até fazemos muitas listas de exercícios, mas nada comparado as questões de concursos.

Portanto, fica a dica máxima de refazer provas anteriores para você conhecer a banca e sua maneira de perguntar.

Sobre a Prova Comentada

Todas as 35 questões da prova de 2010 estão comentadas de forma a lhe ajudar na resolução, isto é, fazendo uso de propriedades que envolvem o conteúdo do programa para melhor otimizar o tempo de realização das questões e consequentemente o da prova também.

Para fazer download do arquivo com a prova e resolução, veja o link abaixo.

Prova e resolução

Ficou com dúvida ou que fazer alguma sugestão? Comente!

Tenha um bom estudo e sucesso em seus objetivos!

7 Comentários


  1. Vcs tem a resolução da prova de matemática de 2012 da prefeitura do rio de janeiro? Agradeço desde já.

    Responder

  2. Obrigada pelas questões resolvidas. Você nos incentiva a estudar. Parabéns!!!!

    Responder

    1. Opa Luciana, como vai? Obrigado a você por comentar. Desenvolver a motivação para aprender Matemática é um dos nosso objetivos aqui no Cálculo Básico. Realizamos isso com alegria e com muito carinho. Sucesso!

      Responder

  3. Ótimo site que enfim nos proporciona confiabilidade e ânimo para ampliar os estudos que precisamos principalmente quando temos que realizar um concurso. Muito grata.

    Responder

    1. Maria José,

      muito obrigado pela sua visita, pelos elogios!

      Este tipo de reconhecimento é um incentivo para continuarmos nosso trabalho, compatilhando conhecimento e contribuindo para que pessoas como você alcancem o objetivo desejado, melhorando suas vidas.

      Tudo de bom!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *