Principais Assuntos de Matemática Básica Mais Cobrados em Concursos Públicos

Neste artigo, procuramos trazer para você que está se preparando para algum concurso ou que pretende, uma lista com os principais assuntos de Matemática básica para concursos públicos.

Desde que o concurso público se tornou lei no Brasil, muitos assuntos de Matemática básica são cobrados sendo que alguns mais do que outros, é neste ponto que este artigo se torna importante.

Nossa análise teve por base os principais assuntos de Matemática básica que mais são cobrados em concursos públicos de nível médio quanto para alguns de nível superior.

Continue lendo para ficar por dentro desta informação que fará toda a diferença na sua preparação.

Matemática Básica

A Matemática básica é aquela abordada nos ensinos fundamental e médio. Mais precisamente, do 6° ano (antiga 5º série) até a 3º série do ensino médio.

Para aqueles que pretendem participar de algum concurso, o ideal é que pelo menos já tenham estudado a Matemática básica no período escolar, pois assim ganharão mais tempo nos estudos, procurando relembrar somentes alguns pontos.

Mas sabemos que as deficiências de nosso sistema de ensino educacional, pode não proporcionar tal prática, levando diversos estudantes de concursos a estudarem (aprender) por conta própria ou se matricularem em algum cursinho para de fato conhecer o assunto.

Se você se encontra com defasagem nos assuntos relacionados a Matemática, sugerimos a leitura de um artigo que vai te ajudar a saber de que ponto partir. O artigo é o seguinte, clique no link para ler:

Como Montar um Programa de Estudo Eficaz em Matemática para Concursos

Através da indicação do artigo acima, você poderá fazer um diagnóstico de sua situação e começar a estudar de forma a obter bons resultados.

Agora que você já sabe o que vem a ser Matemática Básica, vamos ver os principais assuntos que mais são cobrados em concursos públicos.

Principais Assuntos de Matemática Básica para Concursos Públicos

São diversos os assuntos de Matemática básica que caem em concursos, para determinados cargos o conteúdo é tão específico que não aparece em outros.

matemática básica para concursos

Por isso, aqui, procuramos abordar os assuntos que mais são cobrados (comuns) em concursos. É provável que algum assunto de algum concurso ficará fora dessa lista por ser de fato específico.

Você vai encontrar muitos exercícios referentes ao assuntos abaixo aqui no blog.

Vamos começar a listar os assuntos relativos ao ensino fundamental (5º ao 9º ano):

  • Sistema Métrico Decimal
  • Razão
  • Proporção
  • Divisão Proporcional
  • Regra de Três (simples e composta)
  • Porcentagem
  • Equações do 1º Grau e Problemas
  • Equações do 2º Grau e Problemas
  • Produtos Notáveis
  • Fatoração Algébrica
  • Áreas de Figuras Planas

Agora, relativo ao ensino médio:

  • Noção de Função
  • Progressões Aritmética
  • Progressão Geométrica
  • Juros (simples e Compostos)
  • Análise Combinatória
  • Probabilidade

Caso tenha interesse, veja no link abaixo o Curso de Matemática Básica para Concursos Públicos que indicamos, ele aborda grande parte do conteúdo acima, sendo que há acompanhamento de um professor e que vem ajudando muitos estudantes.

Você ainda precisa saber de mais alguns pontos importantes, continue lendo!

Algumas Considerações Importantes [sobre os tópicos acima]

Tenha em mente que para alguns assuntos acima é necessário ter embasamento, isto é, vai precisar aprender outra matéria antes.

Por exemplo, para o estudo de Juros Compostos é necessário saber um pouco sobre Logarítmos.

Antes de prosseguir no estudo do conteúdo acima, sugerimos que leia o artigo:

Você não Precisa Ser um Gênio para Aprender Matemática

Você pode estar se perguntando sobre os conteúdos de:

Raciocínio Lógico Matemático e Raciocínio Lógico Quantitativo.

Estes também são conteúdos importantes!

Sobre Raciocínio Lógico Matemático, para uma melhor aprendizagem o ideal é dominar os assuntos indicados acima e outros mais.

Para saber mais sobre esse assunto e ver exercícios, clique no link abaixo:

Exercícios de Raciocínio Lógico Matemático

Com relação ao Raciocínio Lógico Quantitativo, você não deve se preocupar tanto se, aprender e saber aplicar os assuntos acima. Explicamos!

Fato é que muitas bancas de concursos utilizam esse nome “Raciocínio Lógico Quantitativo” para seus programas (nos editais), mas não é nada mais, nada menos do que a “junção” de todos os assuntos acima e outros.

São questões de concursos baseadas nos assuntos do ensino fundamental e médio. Para você ter um ideia do que estamos “falando” clique no link abaixo e veja diversas questões de Raciocínio Lógico Quantitativo resolvidas.

Exercícios de Raciocínio Lógico Quantitativo

Baixe também nosso e-book de Raciocínio Lógico Quantitativo para Concursos – 40 questões resolvidas passo a passo.

Clique aqui para fazer download do e-book.

E para terminar …

Conclusão

Os diversos concursos públicos que acontecem no Brasil, quando cobrado Matemática, possuem diversos tópicos em comum, por isso o mais importante é saber aonde você quer chegar e se preparar para a jornada.

Programe-se e comece a estudar com antecedência, siga seu cronograma, mas seja flexível caso precise mudar algo.

Em matemática, comece pelo básico e vá avançando ao poucos nos estudos.

Você já pode começar a estudar os assuntos indicados acima, mas caso tenha muita dificuldade procure ajuda, invista mais em você, veja que indicamos um Curso de Matemática Básica para Concursos, caso tenha interesse, aqui está o link novamente:

Enfim, procure o que é melhor para você, que vai facilitar sua aprendizagem!

Caso tenha ficado com algum dúvida ou quer dar alguma sugestão, tenha certeza que vai ajudar muito, então fique a vontade para comentar.

Um grande Abraço!

20 Comentários


  1. Muito interessante seu conteúdo cara. Tenho certeza que vai me ajudar muito. Obrigado. Abraço.

    Responder

  2. Olá Professor ! Bem estou aqui pois quero tirar algumas dúvidas . meu desejo é retomar minhas atividades nos estudos , pois anseios me preparar para um concurso Público mais , devido ao meu trabalho, me sinto um pouco desgastado mentalmente . é que trabalho diante de monitores doze horas ao dia , Eu vejo que tenho potencial par explorar mais de mim e a verdade é que estou alguns anos sem pegar em um bom livro para estudar. já fui muito fundo nas matéria de história, português,literatura, física,matemática,química e outras. agora pretendo me esforçar mais e ir busca deste objetivo. O que você indica , para mim neste momento ?

    Responder

    1. Com relação a Matemática, primeiro verifique seu embasamento. Procure descobri até onde realmente sabe. Comece pelo conteúdo do fundamental e verifique. Se tiver domínio, ótimo. Também, esteja atento ao programa de conteúdo que precisa aprender para a prova. É importante saber quanto tempo precisará para aprender. Abraço, Jesiel!

      Responder

  3. Parabéns! e muitíssimo obrigada, por compartilhar seus conhecimentos.

    Responder

    1. Que isso, Fernanda! Nós é que agradecemos sua visita e comentário. Aproveite sempre que precisar. Abraço!

      Responder

  4. Olá professor, tudo bem? Conheci hoje esse belíssimo trabalho desenvolvido por vc e outras pessoas certamente. Fiquei encantado pela objetividade do conteúdo. Pretendo indica-lo para outras pessoas, para elas desfrutem também. Espero que continue propagando o conhecimento matemático por aí. No mais, agradeço por compartilhar o que sabe conosco. Forte abraços, Ademir.

    Responder

    1. Opa Ademir, tudo bem? Muito obrigado pelas belas palavras. Nos esforçamos para produzir conteúdo claro, simples e objetivo. Desde de já, agradeço pela indicação e comente sempre que quiser, ok? Sucesso!

      Responder

  5. Thieres, meu bem, obrigado por essa página!
    Nós não estamos perdidos para a matemática, hihi, nem para nada, tudo podemos conseguir, se nos esforçarmos!
    Quero deixar minha admiração pelo seu trabalho aqui. Imagino que você se sente mesmo feliz em nos ajudar. Bom, só posso lhe agradecer e pedir que continue fazendo esse bem.
    Grande abraço. ^.^

    Responder

    1. Opa Emerson, tudo bem? Muito obrigado pelo carinho. Acredito que todos nós devemos ter um propósito na vida, uma missão e eu escolhi essa – procurar compartilhar conhecimento com todos. Conte conosco, visite sempre que precisar, ok? Abraço!

      Responder

  6. estouvou fazer uma prova de concurso domingo proxemo e quase não sei nada de matematica,

    Responder

  7. Boa tarde! Gostaria que me ajudasse em Raciocínio Lógico, a respeito de: “o que mais é cobrado em concursos sobre Lógica Matemática?”. Será que pode me ajudar quanto a isso Profº Thieres??
    Desde já agradeço.

    Responder

  8. Tem como aprender matematica sozinha? Qdo n souber nem começar a questao?

    Responder

    1. Sim Carla, é sempre possível aprender sozinho. Mas, comece estudando a teoria, estude exemplos básicos, simples, fáceis. É necessário antes de tudo ter embasamento, ou seja, dominar o básico do básico. Muitos estudantes querem logo resolver questões avançadas, em muitos casos, não obtém sucesso. No entanto, cada pessoa é um caso a ser analisado separadamente, pois cada um está em um nível de aprendizagem e cada um tem uma forma de aprender.Como sugestão, leia o artigo: você não precisa ser um gênio para aprender Matemática. Sucesso.

      Responder

  9. Oi professor! Acabei de fazer o concurso para escrevente e me dei mal em matemática e raciocínio… e vi “toda a verdade” num artigo seu, no qual vc falou sobre o tempo necessário para aprender matemática para a prova. Parece que vc falou para mim!!!! eu realmente achei que dava tempo…mas não deu! e agora estou procurando um método para reaprender matemática e raciocínio lógico. Se vc puder me orientar quanto ao” caminho das pedras” agradeço muito.

    Responder

  10. VOCÊ TEM QUESTÕES DE EQUACÃO DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU??? SE TIVER COLOCA O LINK QUE EU NÃO TO ACHANDO TA VLW!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *