5 Dicas de Ouro para Você ter Sucesso ao Resolver Problemas de Matemática

Para ser bem sucedido na arte de resolver problemas em Matemática não basta simplesmente chegar a resposta correta, é necessário um pouco mais, caso queira aprender de forma eficaz e eficiente.

A partir do momento que você tem que aprender algo, que o faça bem feito. Isso se aplica muito bem na questão de resolver problemas de Matemática.

Para ter sucesso ao resolver problemas de Matemática, você precisa ter em mente alguns pontos importantes, bem como certas atitudes e é isso que vamos analisar neste artigo.

Serão cinco (5) dicas que se bem aplicadas ao seu estudo, farão total diferença em sua aprendizagem.

Basicamente, as dicas se resumem em:

  • Ter atitude
  • Estudar a teoria
  • Avançar gradualmente
  • Estudar com precisão
  • Verificar o resultado

Logo abaixo comentamos cada uma dessas dicas, mostrando o que significam.

5 Dicas de Ouro para Resolver Problemas de Matemática

“Se outras pessoas podem aprender, você também pode. Aguente firme e siga em frente.”

Dica 1: Tenha Atitude

Essa dica é a número um, pois é muito, mas muito importante que antes de começar você procure querer resolver o problema.

Seja proativo, muitos estudantes mesmo antes de ler o problema já estão reclamando, achando ruim.

Se for para iniciar desse modo, não inicie. Procure antes pensar no bem que tal prática pode te trazer.

Por exemplo, se vai realizar alguma prova de concurso, pense que ao resolver problemas, você estará mais próximo de ser aprovado.

A escolha é sua e somente sua, tenha garra. Olhe sempre para o lado positivo. Quais os benefícios que isso pode me trazer?

Não garanto que será um mar de rosas, também não é impossível.

Lembre-se sempre:

você não precisa ser um gênio para aprender Matemática. Você só precisa querer e começar.

Você não precisa ter grandes habilidades em cálculo, não importa se tem ou não uma boa base em Matemática, não importa sua idade, suas condições.

O mais importante é desenvolver a atitude necessária, isso vai te levar para mais perto do objetivo pretendido, que no caso é ter sucesso ao resolver problemas de Matemática.

Continue lendo que falaremos mais sobre o passo a passo, do básico ao mais complexo.

Dica 2: Estude a Teoria

Para todo problema de Matemática elaborado, existe algum conteúdo teórico que o precede.

Muitos estudantes, pulam essa etapa ou não aprenderam de forma eficiente e vão direto para o início em si da resolução.

Aqui, acontece uma coisa interessante, devido a falta de embasamento teórico não conseguem entender a pergunta do problema, alegando ser muito difícil (pode não ser o seu caso, mas costumo escutar isso com certa frequência).

Normalmente a falta de conhecimento das definições, conceitos, propriedades relacionadas ao assunto  que antecedem o problema causam esta dificuldade.

Claro que existem problemas que são complexos além da conta, mas isso é para um outro nível, mas que também pode ser alcançando.

Aqui, estamos falando do básico para encarar a maioria dos problemas cobrados em provas.

Estude cuidadosamente a teoria que envolve cada problema, procure por exemplos resolvidos e refaça todos. Isso vai te ajudar a fixar a teoria.

Uma dica para estudar a teoria é a utilização de técnicas de memorização, mas tome cuidado com o material que encontrar por aí, têm muita coisa ruim sendo oferecida.

Para aprender mais sobre este assunto, veja o excelente material que indicamos aqui. Você vai se surpreender com a capacidade que pode desenvolver.

Dica 3: Comece pelos mais Simples

Comece resolvendo os problemas pelos mais simples, aqueles que muitos estudantes chamam de fáceis.

Há um motivo muito forte para isso. Para quem está iniciando, que precisa ganhar embasamento, é o melhor caminho.

Desse modo, você vai fixar melhor o conteúdo, ficará mais motivado, autoestima elevada, pois vai conseguir resolver os problemas, chegando a resposta correta.

Ajude a si mesmo antes de tudo.

Também comece a estudar pela matéria mais simples, aquelas que são uma espécie de pré requisito para outras.

Por exemplo, se você tem dificuldade no conteúdo do ensino médio, pode ser que a causa dessa dificuldade venha da deficiência de algum assunto do ensino fundamental.

Neste caso, sugiro ler o artigo:

Como montar um programa de estudo eficaz em Matemática. Este artigo vai te ajudar a se organizar, vai apresentar um cronograma a ser seguido.

Enfim, sempre comece pelos mais simples (assunto e problemas) e avance gradualmente por ordem de dificuldade.

Dica 4: Estude com Precisão

Essa dica é para os apressadinhos, desesperados por resultados de qualquer forma.

No começo é normal cometermos muitos erros, por isso, fique atento a cada passo executado na resolução do problema.

Estudar com precisão é isso, verificar cada passo, caso esteja cometendo muitos erros.

Disponha bastante tempo para resolver exercícios (ou o máximo que puder), no início vá devagar. À medida que for resolvendo problemas e acertando-os ganhará mais confiança e rapidez na resolução.

Dica 5: Verifique sua Resposta

Verificar a resposta é praticamente uma lei a ser cumprida por todos aqueles que querem aprender de fato.

Mas nesse ponto, não é somente verificar se o valor da resposta está correto, é bom fazer um esforço para verificar também se o seu desenvolvimento está correto.

Durante a resolução de um problema, podemos cometer certas falhas que por incrível que pareça nos levam a resposta certa. Pode acreditar, isso acontece!

Resposta certa, mas raciocínio errado!

Quando não nos preocupamos em verificar nosso raciocínio, o desenvolvimento em si da resolução (mais importante), isso nos leva a pensar que estamos aprendendo, quando na realidade estamos apenas nos enganando.

O desenvolvimento, seu raciocínio para resolver o problema é muito mais importante, pois mostra sua habilidade, seu conhecimento sobre o assunto que precede o problema, podendo ser aplicado a outros.

Conclusão – Recapitulando

“A aprendizagem não é uma brincadeira de criança; não podemos aprender sem dor.”

~ Aristóteles

Realmente, a frase de Aristóteles acima faz um pouco de sentindo.

Aprender de forma prazerosa, em alguns momentos, principalmente no início é possível.

Porém, para aprender um pouco mais que a maioria, percebemos que não é fácil, a dor é inevitável.

Sentimos vontade de largar tudo, de parar, de deixar tudo como está.

Enfim, muita coisa vem de encontro causando a vontade de desistir.

Mas, aguente firme e siga em frente 🙂

Vimos neste artigo as 5 dicas de ouro para você ter sucesso ao resolver problemas de Matemática  que se resumem basicamente:

  • Tenha atitude, decida resolver o problema.
  • Estude a teoria que precede o problema, bem como exemplos resolvidos.
  • Comece pelos mais simples e avance gradualmente por ordem de dificuldade.
  • Se cometer muitos erros, verifique cada passo, estude com precisão.
  • Verifique o resultado encontrado, procure pela resposta correta.

Indicamos também um excelente material que vai fazer com que sua capacidade de leitura e memorização desenvolva três vezes mais, se não viu ainda, veja aqui.

Esperamos que este artigo, venha jogar mais luz sobre seu caminho para obter sucesso na resolução de problemas.

Agora, uma pergunta para você…

O que você achou dessas 5 dicas para resolver problemas de Matemática? Ficou com alguma dúvida ou quer complementar algumas dessas dicas?

Deixe um comentário e compartilhe conosco sua dúvida ou conhecimento.

Até mais!

86 Comentários


  1. Eu amo matemática, comecei essa paixão com 16 anos estudando sozinho, eu sou autodidata, e quis recomeçar dez do início a matemática, baixei livros como: praticando matemática da sexta,sétima,oitava e nona e fundamentos de matemática elementar 11 volumes, eu aprendo com muita facilidade os assuntos verifico, os exercícios e quase sempre eu acerto e quando não acerto verifico o erro até achar o resultado, fiz uma conta em 4 meses eu termino o ensino fundamental, e uns 6 meses eu termino os fundamentos da matemática. Eu estou estudando para fazer uma licenciatura em física, será que vale apena eu estudar tudo isso? Tenho 19 anos.

    Responder

    1. Oi Wellington, tudo tranquilo? Acredito que tudo que fazemos, fazemos por algum motivo. Pode ser por puro prazer de aprender, para alcançar mais riqueza, enfim sempre temos um motivo.

      Até onde sei, o curso de Física pede muita Matemática, aliás, é necessário conhecer Matemática tanto quanto quem faz licenciatura em Matemática, com pouca diferença, mais para a Matemática pura.

      Ter embasamento em Matemática vai te ajudar muito para o curso de Física, disso não tenho dúvida. Procure por alguém formado em Física, pode ser um professor universitário ou mesmo do ensino médio.

      Ele pode falar muito mais sobre o curso de Física e siga em frente campeão.

      Abraço!

      Responder

  2. Parabéns pelo conteúdo.
    A cada material recebido posso avançar no conhecimento e também na forma de encarar matemática.
    Gostaria que me enviasse, se possível, material sobre trigonometria e logaritmo para segundo ano – ensino médio de maneira bem desenvolvida para que eu possa assimilar e entender.
    Grato

    Responder

    1. Valeu Adeilson, conte conosco. É muito bom saber que estamos transformando para melhor a forma como as pessoas aprendem. Sua sugestão está anotada. Forte Abraço!

      Responder

  3. Professor muito obrigado pelas dicas! Sempre fui um aluno destaque em relação a matemática. Porém as vezes o que me decepciona é a forma da leitura e que as vezes acabo interpretando errado, ou esquecendo de algumas informação. O que poderia fazer pra que pudesse melhorar nesse aspecto?

    Responder

    1. Oi Alex, tudo na paz?

      É bom saber que já tem um certo domínio sobre a matemática básica. Para melhor ainda mais, é só seguir as dicas do artigo acima. É preciso muito treino e corrigir quando não tem o resultado desejado.

      Sucesso!

      Responder

  4. Adorei esse vídeo, e estou aprendendo muito com ele. O modo claro e objetivo faz com que eu quebre as barreiras que tenho com a matemática. Obrigada.

    Responder

    1. Que bom Sirlene, assista sempre que precisar. Temos certeza que com esforço e dedicação você ira muito além do que imagina. Sucesso!

      Responder

  5. Professor!
    A maneira como você ensina, mostra o quanto ama o trabalho que faz e isso faz toda diferença!!
    Os artigos e exercícios estão me ajudando muito. Estou recomendando e compartilhando entre os amigos.
    Obrigada!

    Responder

    1. Oi Luciana, como vai? Obrigado por suas palavras. Desejamos que o conteúdo do blog contribua para atingir seus objetivos. Agradecemos também por compartilhar e recomendar o blog a seus amigos. Sucesso sempre!

      Responder

  6. Bom Dia,Thierez
    Você, está coberto de razão,
    As dicas são ótimas.
    Ler,
    Entender,
    Analisar,
    Executar,
    Conferir.
    Seguirei,o caminho e ja posso imaginar
    o resultado.
    Parabéns e continue nos ajudando, cada vez mais.A pegar gosto ,pela matemática.

    Responder

  7. Boa tarde THIERES MACHADO, estou muito feliz, com suas dicas, conseguir ser uma pessoa melhor na sala de aula, obrigado mesmo hein. Abraço, espero que continue ajudando o futuro da nação.

    Responder

    1. Oi Adam, muito saber disso. A verdade é que por mais que as situações sejam adversas, no “fundo”, depende somente de nós.

      Responder

  8. Olá Thieres ! Primeiramente fico grato e bastante alegre que você tenha essa iniciativa de criar um site visando ajudar as pessoas . Você é uma pessoa iluminada ! Bem , gostaria de saber , com quanto tempo mais ou menos uma pessoa pode aprender/recapitular os assuntos do ensino fundamental(a partir da 6-7ªsérie) ,visando um bom desempenho em concursos e vestibulares .
    Minha outra dúvida é a seguinte , estou no segundo ano do ensino médio , já faz um tempo que tenho vontade de aprender matemática , estou tendo gosto pela matéria e tudo mais , às vezes me desanimo e tudo mais (não tive uma base) mas já li alguns de seus artigos e irei segui-los e gostaria de saber se ainda dá tempo de melhorar meu desempenho para o enem ?

    Responder

    1. Oi Duarte, vou responder suas perguntas de acordo com minha experiência, ok?

      Primeiro, sobre aprender/recapitular os assuntos do ensino fundamental vai depender do seu tempo de estudo. Dependendo da sua estratégia, com foco em concursos e vestibulares, é possível realizar de 3 a 6 meses. Mas, como disse, depende do tempo disponibilizado para tal.

      Agora, sobre melhorar o desempenho para o Enem, é possível sim. Um bom caminho é focar em resolução de questões anteriores, quando se está muito próximo da prova (3 meses antes), pois se focar na teoria, não vai conseguir ver muita coisa.

      Bem, é isso aí meu amigo. Continue firme em seu objetivo. Muito obrigado pelos elogios e dúvidas, fique a vontade para comentar. Grande abraço!

      Responder

  9. Prezado Thieres, boa tarde. Embora eu já tenha atingido a marca do 7.0, resolvi novamente percorrer o caminho dos princípios básicos da matemática. Agradeço suas dicas e orientações, as quais tem me ajudado muito. Abraço.

    Responder

    1. Opa Almir, como vai? Que bom que esteja novamente a percorrer esse caminho. Desejo todo sucesso para você. Dúvidas, não deixe de comentar, viu? Forte abraço!

      Responder

  10. Bom dia, Thieres Machado!

    Você tem material sobre razão e proporção? Gostaria de um material do zero até as questões mais complicadas.

    Grata,
    Denize Rodrigues

    Responder

  11. Thieres essas dicas com certeza vão me ajudar na prova porque para mim e muito difícil a matemática MS eu estou errado agradeço suas dicas e se tiver mais pessoas q me envie no meu email

    Responder

  12. Thieres Machado esse material e muito bom procura também mostrar que a força de vontade ajuda na descoberta do que queremos aprender ou revisar, eu particularmente estou adorando as sua aula. Continue fazendo esse trabalho maravilhoso.

    Responder

    1. Muito obrigado Ana Rita. Sim, o emocional vem antes de aprender qualquer coisa. Atente para isso e você obterá melhores resultados. Grande abraço!

      Responder

      1. porfavor quero tanto aprender números complexos se dÊ postão só porfavor!

        Responder

  13. Excelente! Essas dicas, sem duvidas, serão de grande relevância na vida de um estudante. obrigada.

    Responder

  14. São dicas, que se seguidas a risca, fazem toda a diferença no estudo e compreensão da matéria, já que as pessoas em geral, como eu, rsrs, sentem uma certa (grande) dificuldade. Creio que muitas vezes é a própria falta de interpretação, de não entender o que se está sendo pedido.
    Essa deficiência a meu ver, se desenvolve principalmente na forma em que a matemática nos é apresentada. Os professor nos dão fórmulas mas não nos explicam como utilizá-los para resolver problemas.
    Agradeço a sua ajuda e disponibilidade de nos iluminar a mente com tão valiosas dicas.
    Espero que esse, e tantos outros comentários sejam de grande motivação a você, e que assim seus conhecimentos possam ser valorizados, e obrigada por dividi-los conosco, imagino que pra saber o que sabe hoje, deve ter percorrido um longo caminho.
    abraço.

    Responder

    1. Thais, pode ter certeza que seu comentário (e de outros) nos motiva sim a continuar nosso trabalho, pois dessa forma sabemos que estamos ajudando e como ajudar, já que são muito importante as dicas e pedidos deixados pelos leitores. Apesar de todo a dificuldade que enfrentamos com relação ao ensino da Matemática (nesse país), o mais importante (você já descobriu) é buscar por si só a aprendizagem. Continue em frente, persista e conte conosco, ok? Tudo de bom!

      Responder

  15. Nossa que site ótimo!… obrigada professor. Estou aprendendo muito com você e parabéns pela iniciativa de criar um site para ajudar as pessoas que têm dificuldade em aprender a matemática

    Responder

    1. Valeu Adriele por comentar. Nossa missão é compartilhar nossa experiência em Matemática. Forte Abraço.

      Responder

  16. Nossa! amei suas dicas serão de grande ajuda para me, principalmente na hora de passar um assunto novo para os meus alunos em sala. Obrigada! Tchau e até a próxima

    Responder

  17. Professor, gostei do seu site e das dicas de estudo.O que mais me chamou a atenção é a clareza dos comentários nas resolução dos problemas.Dá para identificar O QUE ERREI, facilitando o aprendizado. Obrigada!

    Responder

    1. É isso mesmo Neusa, nosso objetivo é que o próprio estudante consiga identificar porque não está atingindo o resultado desejado e com isso tenha como acertar o rumo e seguir em frente. Obrigado pelo feedback. Sucesso.

      Responder

  18. Quero parabeniza-lo pelas dicas e pelo blog … está sendo muito útil para mim!

    Responder

  19. Ótimas dicas para passar ao alunos melhorou até o comportamento a auto estima dos educandos precisava de algo assim obrigado

    Responder

    1. Motivação é algo que devemos praticar sempre Maurilioi. Obrigado por comentar. Sucesso.

      Responder

  20. Boa tarde! Primeiramente quero deixar registrado que todo esse material é excelente! Parabéns. Sucesso!

    Por acaso você não teria também as resoluções das questões de matemática de 2012 UFRJ azul/verde?

    Responder

    1. Viviane, muito obrigado pelo comentário. No caso, você se refere a que prova 2012 da UFRJ? Abraço.

      Responder

  21. Nossa amei as cincos dicas!!! Estava quase desistindo, mas levantou a minha alto estima, e sei que eu consigo!!!! obrigada

    Responder

    1. Muito bom saber disso Luciana. Que você tenha forças para continuar e na medida de sua dedicação, conquiste todos o seus objetivos. Continue a comentar sempre que quiser, ok? Tudo de bom.

      Responder

  22. Valeu!!!! Suas dicas vão fazer a diferença na minha recapitulação de matemática, pretendo prestar concursos, estou amando o site e degustando esse material…que venha mais!!! abraços e obrigada.

    Responder

    1. Obrigado pelo comentário Marli. Faça bom aproveito e quando quiser comente, ok? Forte Abraço.

      Responder

  23. mais do que aprender Matemática, acreditamos que antes de tudo as pessoas precisam acreditar que podem conseguir alcançar o que desejam, mas precisam desenvolver isso. Obrigado pelo comentário. Abraço.

    Responder

  24. Muito boa suas dicas, eu tenho uma péssima interpretação em questões, apenas de matemática, gostaria de saber se tem como você me ajudar em algumas questões?

    Agradecida, desde já!

    Responder

    1. E detalhes que eu estou para fazer um concurso público para escola técnica, gostaria que logo que pudesse, se comunicasse comigo!

      Responder

      1. Professor tenho uma dificuldade muito grande em matemática sabe,na hora que o professor esta resolvendo consigo entender tudo mas depois parece que nunca tinha visto aquilo antes,e resolver problemas então uma negação.Não era assim ate o ensino fundamental adorava matemática,mas no ensino médio não sei o que ouve,se era o professor ou porque fiz supletivo,não sei.

        Responder

        1. Vanda, será que você realmente está entendendo o que o prof. explica no quadro? Pois, conforme você disse, depois não se lembra de mais nada. Você fez supletivo, não sei como foi esse seu período, mas acredite, muitos assuntos da Matemática são deixados de lado, principalmente assuntos básicos (veja as dicas, leia de novo). Pode ser que esteja tendo dificuldade na base.

          Uma dica, é assim que terminar a aula, procurar fazer uma revisão da mesma em até uma hora depois do término. Desejo que supere essa dificuldade, tenha força e persista. Abraço.

          Responder

  25. muito obrigado pelas dicas..apartir do momento que descobri este site…comecei a sentir um amor pela matemática e a vontade de desvendá-la e aprende-la. Eu sempre tive enorme dificuldade com matemática nas provas de concurso que fiz..pq eu me rotulava incapaz de aprende-la! Mas agora não é mais assim…estou seguindo os conselhos começando pelo mais simples e pensando positivo: sou capaz! continue ajudando pôs visito esse site frequentemente…quase que diarimente!! bjs e abraços..vc é um incentivo!obrigado

    Responder

    1. Nossa Raquel! Nem sei muito o que dizer sobre um comentário desse, mas quero te agradecer de coração. Obrigado pelo feedback. Fico muito feliz em saber que estou fazendo a diferença em ajudar pessoas como você. Tenha certeza que irei trabalhar para que o conteúdo seja cada vez melhor. Tudo de bom!

      Responder

  26. Na verdade eu adoro matemática, mas estava quase jogando tudo pro alto, com essa dica, surgiu uma nova luz, obrigado.

    Responder

    1. Fico feliz em saber disso Maria do Socorro. Tenha certeza que qualquer caminho que seja fácil não vale a pena. Continue, foco no objetivo. Abraço.

      Responder

  27. Oii…Adorei todas as dicas e mensagens estimuladoras, pois além de lecionar tenho uma filha que também adorou e vai aproveitar muito… obrigada e parabéns pela iniciativa!!Beijos e que Deus continue te abençoando sempre pra poder continuar nos proporcionando essas dicas maravilhosas!!

    Responder

    1. Aparecida, muito obrigado pela visita e elogios. Visite o blog sempre que precisar, ok? Sucesso para você e sua filha.

      Responder

  28. Muitooooo Obrigada pelas dicas realmente vão fazer diferença na hora de resolver problemas de matemática e com certeza na prova muito obrigada mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  29. OBRIGADA!!!!! !!ajudou bastante,pois minha professora de matemática não explicou direito, estou na quarta série e estou aprendendo expressões numéricas, minha mãe achou este site e me ensinou agora eu sei resolver as expressões!!!!!

    Responder

    1. Paula, disponha! Nós é que agradecemos sua visita e comentário. O Blog está aqui é pra ajudar mesmo, ok? Sucesso.

      Responder

      1. cara e que os problemas vao ficando mais dificeis e eu noa sabia nem o basico e estou aprendendo radiciacao e eu estou no 6 ano e vc ajudou vc me fez entender

        Responder

    2. Meu caso é quase o mesmo estudo no 6 ano e estava com dificuldades em resolver contas decimais e agora com certeza vai melhorar muito

      Responder

  30. Pode ter certeza q esta ajudando muito.As questões com as resoluções estão sendo d total importancia,pois ao mesmo tempo q colocamos em pratica desenvolvemos abilidades antes desconhecidas.As dicas são excelentes,e,com elas vamos praticar msis o nosso raciocínio e aletar-nos q Matematica é uma boa e desfrutavel disciplina a ser explorada.

    Responder

    1. Jessica,
      obrigado pelo comentário, ele nos motiva a continuar nosso trabalho, você não faz ideia 🙂 Tudo de bom!

      Responder

      1. D nada.Obg a vcs por esta nos dando essa oportunidade d expectativa d futuro.Q Deus te abençoi sempre.

        Responder

  31. Olá, me chamo Rosa e estou retornando aos estudos depois de longos 20 anos.Tenho encontrado muitas dificuldades e agradeço a Deus pela iniciativa de pessoas como o professor em ajudar os que se encontram no sufoco como eu. As dicas são muito válidas,nos motivando e levantando a nossa auto estima.Obrigada e que Deus os abençoe.

    Responder

    1. Rosa,
      muito obrigado por este comentário. De fato, depois de 20 anos retomar os estudos não é fácil pra ninguém. Mas aguente firme e siga em frente, veja sempre o lado bom das coisas. Claro que não vai ser fácil, mas por ser uma campeã (só pelo fato de retomar) você vai atingir o objetivo que deseja. Não importa sua posição no presente, o que importa é onde quer chegar. Conte conosco. Sucesso 🙂

      Responder

  32. Simplesmente valiosíssimas as dicas.Com certeza nos faz olhar por um outro ângulo o ensino da matemática. Abraço a todos.

    Responder

    1. Marcos,
      valeu pelo comentário. O estudo da Matemática deve ser organizado e com foco no momento. Abraço.

      Responder

  33. São dicas valiosas para mim. Acho que a atitude ( decisão de fazer ) , como sendo o primeiro passo, já é a metade do caminho.

    Responder

    1. Gabriel,
      é de fato sem atitude não vamos a lugar algum. Devemos procurar desenvolver a atitude para atingir nosso objetivo. Continue firme que vai conseguir. Conte conosco nessa empreitada. Sucesso.

      Responder

  34. , Olà
    Me chamo Karolina e gostei muitos das dicas e mensagens motivadoras..
    Òtimo trbalho ,
    Grata!

    Responder

    1. Karolina,
      mais do que aprender Matemática, acreditamos que antes de tudo as pessoas precisam acreditar que podem conseguir alcançar o que desejam, mas precisam desenvolver isso. Obrigado pelo comentário. Abraço.

      Responder

    1. Marcia,
      muito obrigado pela visita e comentário. Tudo de bom.

      Responder

      1. Boa noite primeiramente quero declarar que estou amando este site. Enfim estes exercício maravilhosos.Estou grata pelas dicas nos faz acreditar e nos motiva a termos atitude. Irei estudar as teorias preciso melhorar, pois sou péssima em raciocínio lógico. Abraços obrigada.

        Responder

        1. Joana, nós é que agradecemos sua visita e por este comentário que nos motiva ainda mais a continuar este trabalho. Muito obrigado! Fique a vontade para comentar, ok? Sucesso!

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *